Protocolos antiCOVID - Escola Eleva

Com o objetivo de minimizar o risco de contaminação dentro da comunidade escolar, criamos uma Célula de Monitoramento, designada especialmente para zelar pela saúde e bem-estar de toda a comunidade Escola Eleva (colaboradores, alunos e familiares) em um retorno seguro às atividades presenciais, no contexto atual.

A célula é formada por um time multidisciplinar, contando com membros das áreas da Enfermaria, Gente & Gestão, Operações, Análise de Dados e Consultoria Médica de Infectologista e Pediatra.

A parceria com as famílias é parte fundamental dessa iniciativa de cuidado, já que a transparência em relação a sintomas e diagnósticos de alunos e contactantes domiciliares será fundamental para esse trabalho de acompanhamento e proteção da comunidade.

A Célula busca, através do monitoramento e acompanhamento dos casos suspeitos, minimizar o risco de contaminação dentro da comunidade escolar: 

- Protocolos rígidos: para garantir que alunos e/ou colaboradores que apresentarem sintomas ou tiveram contato próximo com pessoas que testaram positivo sejam afastados até que qualquer suspeita seja descartada. 
- Comunicação: para manter a coordenação e direção informados, em tempo real, da situação dentro da unidade e alertar, quando necessário, as famílias.
- Análise dos casos: para entender o comportamento e a distribuição dos casos dentro do campus, se há concentração em algum núcleo/segmento.

Quais são nossos protocolos?

Para alunos e/ou colaboradores: 

Como comunicar?

Ao se enquadrar em um dos casos abaixo (caso suspeito, caso confirmado ou contactante domiciliar), o colaborador ou a família do aluno devem:

Alunos:  a família do aluno deve entrar em contato imediatamente com a Célula de Monitoramento via Class App ou Agenda Edu (Canal Dúvidas Covid).

Colaboradores: o colaborador deve entrar em contato imediatamente com sua gestão e com a enfermaria da sua unidade. 

  • Caso suspeito:
Como reconhecer?
Ao apresentar qualquer alteração de saúde (febre, dor de garganta, congestão nasal, tosse, coriza, perda de olfato, alteração no paladar, cansaço, falta de ar, diminuição do apetite, dor de cabeça, náuseas, vômito ou diarréia) o aluno ou colaborador passará por uma avaliação da nossa equipe de enfermagem.

O que é feito?
Caso seja considerado um caso suspeito, o aluno ou colaborador será afastado das atividades presenciais, encaminhado para atendimento médico e só poderá retornar se apresentar um resultado de PCR negativo ou atestado médico. É essencial que o aluno e/ou colaborador esteja sem sintomas há pelo menos 24h. Caso não apresente um desses documentos, deverá cumprir quarentena de 10 dias para retornar à escola.
  • Caso confirmado*: 
  • Sintomático: ao apresentar teste positivo para COVID-19, ele precisará cumprir quarentena de pelo menos 10 dias contados a partir do início dos sintomas.

  • Assintomático:  ao apresentar teste positivo para COVID-19, ele precisará cumprir quarentena de 10 dias contados a partir da realização do teste.

  • Contactante domiciliar: ao surgir pessoa confirmada no mesmo domicílio, ele precisará ser afastado das atividades presenciais e cumprir quarentena de 10 dias, contados a partir do dia em que o familiar realizou o teste. O aluno e/ou colaborador será afastado, mesmo se apresentar resultado de PCR negativo.
 
Para ilhas: 
  • 1º caso suspeito:  ao surgir o primeiro caso suspeito a ilha entra em observação pela Célula de Monitoramento;
  • 1º caso positivo: ao surgir o primeiro caso confirmado em alunos, a ilha é afastada das atividades presenciais e entra em Distance Learning por 10 dias a partir do último dia de contato do caso confirmado com a ilha.

    ** O homeroom será testado e o irmão, se houver, será afastado. A ilha deste também entrará em observação.
    *** Para o caso dos professores, a ilha será afastada, por 14 dias, apenas no caso de contaminação da Homeroom ou TA. Assim, no caso da contaminação de professores especialistas, a ilha será monitorada mas não afastada.

O que significa as ilhas estarem em observação?
  • Acompanhamento mais ativo da saúde dos alunos da ilha por 5 dias corridos;
  • Aferição de temperatura ao longo do dia (realizada dentro da sala de aula).

Qual a definição de contato e contato próximo?
  • Contato: interação entre membros pertencentes à mesma ilha;
  • Contato próximo: interação a menos de 1 metro por mais de 15 minutos sem a utilização (ou utilização incorreta) de máscaras.

Como as famílias serão comunicadas, caso necessário?

A comunicação sempre será feita por meio das coordenações de segmentos e/ou Célula de Monitoramento. Ela ocorrerá quando houver um caso confirmado na ilha do(a) aluno(a). Demais casos podem ser acompanhados pelo Dashboard da unidade (os Dashboards são enviados toda semana, nos Updates).


*  Nota: Em casos confirmados de colaboradores da ilha ou em casos de contato próximo seguiremos com afastamento de 14 dias da ilha.


Qual a definição de contato e contato próximo?

  • Antígeno: Indicado apenas para casos sintomáticos do 1º ao 3º dia de sintomas;
  • PCR: Indicado para casos sintomáticos do 3º ao 7º dia de sintomas e casos assintomáticos a partir do 5° dia de contato com pessoa positiva;
  • Salivar: Indicado para casos sintomáticos dentro dos 7 primeiros dias de sintomas.


Como as famílias serão comunicadas?

A comunicação sempre será feita por meio das coordenações de segmentos e/ou Célula de Monitoramento. Ela ocorrerá quando houver um caso confirmado na ilha do(a) aluno(a). Demais casos podem ser acompanhados pelo Dashboard da unidade (os Dashboards são enviados toda semana, nos Updates).


*  Reforçamos que a Célula estará em contato direto com a família dos alunos que apresentarem um dos casos acima.


No surgimento de qualquer sintoma suspeito que possa indicar COVID-19, tanto na criança quanto em um contactante domiciliar, as famílias devem entrar imediatamente em contato com a Coordenação de Segmento. A partir disso, a Coordenação vai acionar a nossa Célula de Monitoramento, que entrará em ação.